O Bocado da Cova da Moura que há em Nós
(Portugal, 2014, 21', dir. Edson Diniz e Edu Semedo)
Um pequeno documentário feito sobre o Bairro Cova da Moura, situada na Linha de Sintra, município da Amadora - uma das maiores e mais antigas comunidades de população negra existentes na área metropolitana de Lisboa. Um grupo de jovens moradores da zona se juntou para contar um pouco sobre a realidade em que vivem e as expectativas que possuem sobre o futuro, deles e do bairro.
Ficha Técnica
-
Roteiro, produção e direção: Edson Diniz e Edu Semedo
-
Diretor de fotografia: Roque G
-
Edição: Edson Diniz e Edu Semedo
Sessões na Mostra
Online
14/09 a 19/09 - Plataforma TodesPlay
18/09, às 16h (BRT) e às 20h (PRT),
na e no
Debate: VIDAS NEGRAS IMPORTAM, com
-
GISELLE FLORENTINO, economista e coordenadora Executiva da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial-Baixada Fluminense-RJ.
-
DÉBORA SILVA, mãe de Edson, vítima do massacre de Maio de 2006. Fundadora e coordenadora do movimento Independente Mães de Maio. Educadora popular e pesquisadora do CAAF-Unifesp e PLPs e fundadora da Rede Nacional de Mães e Familiares.
-
NILMA BENTES, engenheira agrônoma, uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará, afiliado à Rede Fulanas NAB - Negras da Amazônia Brasileira; da AMNB - Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras e da Coalizão Negra Por Direitos. Foi a idealizadora da Marcha das Mulheres Negras (2015).
-
Intervenção poética de LUZ RIBEIRO, integra o grupo de pesquisa e teatro “coletivo legítima defesa”, escreve desde que fora alfabetizada e nem por isso se acha poeta, sonha com o dia que será poesia. Slammer. Luz é: mar-mãe de ben e filha-mar de odoya.
#VidasNegrasImportam: Os filmes Entre Nós e o Mundo (Brasil, 2019), Eu Pareço Suspeito? (Brasil, 2018), O Bocado da Cova da Moura que há em Nós (Portugal, 2014) e O Caso do Homem Errado (Brasil, 2017) integram o eixo temático da Mostra VIDAS NEGRAS IMPORTAM: violência de Estado e genocídio da população negra. Todos abordam o genocídio como o extermínio deliberado – físico e simbólico – de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e, por vezes, sociopolíticas. No Brasil, o genocídio da população negra é um tema urgente, realidade decorrente do racismo estrutural que molda o Estado e a sociedade, afeta a polícia, as empresas, as instituições políticas e a população como um todo. O curta português O Bocado da Cova da Moura que há em Nós entrevista jovens moradores da Cova da Moura, uma das maiores e mais antigas comunidades de população negra existentes na área metropolitana de Lisboa. Entre falas sobre suas realidades e perspectivas de futuro, há uma unanimidade quando se trata dos principais problemas do lugar: a estigmatização da mídia e as invasões injustificadas da polícia.
Sobre os realizadores
Ambos formados com o curso profissionalizante de multimídia, Edson Diniz e Edu Macedo produziram o filme como trabalho final do curso técnico e atualmente trabalham na área da construção civil.